top of page
Buscar
  • Foto do escritorBabalorixá Célio Silva

A Ritualística de Cura

Todas as religiões e doutrinas espirituais do mundo, usam a Cura para proporcionar o equilíbrio da matéria e do espírito.

Na religião católica, a cura acontece no Início da quaresma, a quarta-feira de cinzas, quando o Celebrante, utiliza as cinzas dos galhos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior e a água benta, para sinalizar uma cruz na fronte de cada fiel, lembrando a antiga tradição das igrejas do Oriente Médio, onde as cinzas eram Jogadas nas cabeças dos fieis como símbolo de arrependimento.

Nas religiões espíritas como a Umbanda ou Candomblé, os Orixás da Cura são Omulu e Ossain.

A Ritualística da Cura tem a função de Impedir e dificultar qualquer energia negativa que tenha acesso ao nosso perispírito que é o elo entre o espírito e a matéria. No Candomblé, a Ritualística da Cura é balizada pelos Babalorixá ou lalorixá. São feitas incisões no corpo do médium. com a representação dos símbolos e segmento da respectiva vibração do Terreiro.

Na Umbanda, a Ritualística da Cura é realizada conforme a orientação do Guia Chefe do Terreiro, podendo ser feita pelos Pretos Velhos, na quarta feira de cinzas ,ou pelo Exu, neste caso, o escolhido é o Sr. Tranca Ruas das Almas, porque na hierarquia dos Exús, é Ele o que trabalha voltado para a cura espiritual da matéria e do espírito.

O Exu Tranca Ruas das Almas trabalha entre a direita e a esquerda que une a força dos metais das batalhas do Pai Ogum e a finalização de todos os males do Pai Omulu. Passar pela Ritualística da Cura é receber ou renovar com o Exu Sr. Tranca Ruas das Almas, as energias internas que deixam a matéria equilibrada e protegida, cabendo a cada médium ou consulente entender ou saber preservar esse recebimento. O segredo da ritualística está no momento em que a Entidade faz a marcação com as cinzas das ervas na testa dos médiuns ou consulente, porque só os Exús têm condições de estarem presentes tanto no mundo da matéria quanto no dos espíritos. Laroiê Exu!

609 visualizações5 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page